Home / NORDESTE / Luto: Morre em Cajazeiras, aos 82 anos, o ‘Rei da Sanfona’ Zé Paraíba

Luto: Morre em Cajazeiras, aos 82 anos, o ‘Rei da Sanfona’ Zé Paraíba

Imagem divulgação – Zé Paraíba/Foto: @DR

O músico e interprete paraibano, o sanfoneiro Zé Paraíba, morreu, aos 82 anos, em Cajazeiras, no Sertão do Estado.

Conhecido como Zé Paraíba, José Salete, estava internado no Hospital Regional de Cajazeiras, após ser transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com suspeita de quadro grave de dengue.

O sanfoneiro foi hospitalizado na sexta-feira (21) e morreu no sábado (22) após complicações e falência múltipla dos órgãos.

Sobre Zé Paraíba

José Salete Leite, conhecido como Zé Paraíba nasceu o em São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba. Filho de José Leite de Oliveira e Gessina Leite de Oliveira.

Zé Paraíba, que no ano de 1952, aos treze anos de idade, entrou para a vida musical, em tudo incentivado por seu pai, Zé Leite, que toca seu ‘oito baixos’ há quarenta anos pelo sertão da Paraíba. … Portanto o menino Zé Paraíba acompanhava seu pai, tocando seu pandeiro e, nos intervalos, Zé Paraíba tocava o ‘oito baixos’ do seu pai.”

Em 1957 ganhou uma sanfona de 48 baixos do pai e rumou para São Paulo até que em 1961 conseguiu gravar seu primeiro LP, indicado por Luiz Gonzaga, após um encontro casual enquanto tocava na feira do Brás, em São Paulo – SP.

Hoje com 50 anos de muito forró e mais de 5 milhões de cópias vendidas. Foi em Brasília – DF, que ele lançou um DVD com alguns de seus sucessos.

About admin

Check Also

Lançado edital para autores do Pajeú

Foi lançado o 1º Edital de Publicação do Conselho Editorial do Pajeú. Em parceria com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *