Home / CULTURA POPULAR / A HISTÓRIA DE PATATIVA DO ASSARÉ

A HISTÓRIA DE PATATIVA DO ASSARÉ

Quem é apaixonado pela cultura popular do Ceará, certamente conhece a história de Patativa do Assaré, cuja obra é marcada por elementos singelos e que refletem a vida do homem sertanejo, e é a nossa escolha para a coluna “Pessoas que fizeram dias melhores”. Vamos conferir?

Patativa nasceu no município de Assaré, cidade do interior do Ceará e distante 623 km de Fortaleza. Filho de agricultores, ficou cego do olho direito ainda criança. Começou também nesta fase a trabalhar no cultivo da terra. Com pouco acesso à educação, frequentou durante quatro meses sua primeira e única escola, sem interromper o trabalho de agricultor. Ao aprender a ler e a escrever, apaixonou-se pelo universo da poesia.

A partir daí, começou a fazer seus primeiros repentes e a se apresentar em festas locais. Recebeu o apelido de Patativa porque sua poesia era comparada à beleza do canto desta ave. Casou-se com Belinha, com quem teve nove filhos. Aos vinte anos, começou a viajar por várias cidades do Nordeste, chegando a se apresentar na Rádio Araripe.

Com uma linguagem simples e poética, retratava o árido mundo da caatinga e o povo sofrido e valente do sertão. Sua projeção em todo o Brasil começou com a gravação do poema “Triste Partida”, uma toada de retirante que foi gravada por ninguém menos que Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Dentre os cordéis publicados, estão Inspiração Nordestina (1956), Cantos de Patativa (1966), além do LPs Poemas e Canções (1979) e A Terra é Naturá (1981), lançado pela CBS. Durante o regime militar, criticava os militares e chegou a ser perseguido, participou também da campanha pelas Diretas Já e sempre apoiou o governo de Tasso Jereissati.

Aos 85 anos, foi homenageado com o LP Patativa do Assaré – 85 Anos de Poesia (1994) e nesta altura da vida, já era considerado um fenômeno da poesia popular nordestina. Seus livros foram traduzidos para vários idiomas e tornaram-se objetos de estudo na Universidade de Sorbónne.

História bacana não é? Esperamos que tenham gostado da biografia e até a próxima.

Fonte: E-biografia

About admin

Check Also

Barragem de Sobradinho registra melhor índice em 6 anos

O reservatório de Sobradinho, maior barragem da região do semiárido brasileiro, está com 41,70% do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *